Congresso Nacional de Bioética

Realiza-se desde o ano 2000, sendo a reunião anual de peritos nacionais e internacionais e estudiosos visando a promoção da bioética enquanto novo domínio científico e de intervenção social, comunicar trabalhos, apresentar propostas e trocar ideias

17º Congresso Nacional de Bioética
O nosso futuro pós pandémico
Porto, 26 e 27 de Novembro de 2021

As Faculdade de Medicina (FMUP) e Direito (FDUP) da Universidade do Porto, em parceria com a Associação Portuguesa de Bioética e o Centro de Investigação Jurídico Económica da FDUP, organizam o 17.º Congresso Nacional de Bioética, um encontro em que o futuro pós pandémico será o tema principal em discussão, e que irá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de abertura.

Ao longo de dois dias, um conjunto de especialistas de diversos quadrantes, da política à economia, passando pela academia e pela justiça, vão debater temas relacionados com os desafios da vacinação global, os direitos fundamentais, o estado social ou as implicações da sociedade digital.

Livro de Resumos

Edições Anteriores

16º Congresso Nacional de Bioética:
Ética e Integridade Científica
Funchal, 26 e 27 de Abril de 2019

A ética na ciência é sempre uma tarefa inacabada. Somente um esforço conjunto das universidades, centros de investigação, associações profissionais, órgãos reguladores internacionais e, especialmente, a promoção da integridade pessoal dos investigadores pode tranquilizar a sociedade de que o ethos da ciência será sempre a melhoria das condições de vida da humanidade, mas no pleno respeito pelos direitos humanos.

Livro de Resumos

15º Congresso Nacional de Bioética
Neuroética: da bioética ao biodireito
Lisboa, 25 e 26 de maio 2018

Porquê a escolha do tema “neuroética”, nas suas múltiplas dimensões, incluindo a interface com o melhoramento humano e a inteligência artificial? Porque a bioética preocupa-se com a vida, a vida humana e a das outras espécies. E a neuroética, sendo uma dimensão especial da bioética, aprecia a nossa mente de uma forma multifacetada. A razão, essência lógica da pessoa, e a autoconsciência, o sentimento de si, e mesmo a inteligência emocional. A neuroética aborda também essa caraterística distintiva da espécie humana que é o sentimento moral, isto é a capacidade de fazer escolhas morais no quadro dos valores éticos mais representativos da comunidade humana.

Livro de Resumos

14º Congresso Nacional de Bioética
Cuidados paliativos na criança
Porto, 12 e 13 de fevereiro 2016

Um dos grandes dilemas das sociedades ocidentais é a necessidade de cuidados de saúde por parte do doente terminal. Surgiu assim o conceito de cuidados paliativos, ou seja cuidados ativos, globais que se prestam aos doentes cuja afeção não responde ao tratamento curativo. Pretende-se que o doente e a sua família obtenham a melhor qualidade de vida possível. Os cuidados paliativos implicam a perceção por parte da sociedade de que o doente terminal tem caraterísticas próprias, tendo necessidades também distintas de outras camadas da população.

Livro de resumos

13º Congresso Nacional de bioética
Igualdade e não discriminação
26 e 27 de setembro de 2014

Igualdade e não-discriminação. Talvez os valores mais representativos de uma sociedade democrática e plural. Atingido um determinado patamar civilizacional – no qual alguns direitos básicos estão já assegurados – as sociedades modernas e que pretendem alcançar a prosperidade devem garantir o efetivo exercício da liberdade ética individual em condições de igualdade equitativa de oportunidades. Para alcançar estes ideais é fundamental que a sociedade se organize transversalmente de modo a existirem estratégias concertadas de promoção destes valores civilizacionais. E é através da educação para os valores e para uma cidadania responsável que se começa a formatar o pensamento dos nossos jovens para esta visão do mundo e das relações interpessoais.

Livro de resumos

12º Congresso Nacional de bioética
Prioridades na Saúde
13 e 14 de Janeiro de 2012

Prioridades na saúde
Uma questão de justiça social.

Livro de resumos

11º Congresso Nacional de bioética
Testamento Vital
17 e 18 de Janeiro de 2010

Testamento Vital

Livro de resumos

10º Congresso Nacional de bioética
Desafios Éticos e Sociais
15 e 16 de Janeiro de 2009

Regulação da Saúde
Desafios Éticos e Sociais

Livro de resumos

9º Congresso Nacional de bioética
Deontologia Médica - da Teoria à Prática
30 e 31 de Maio de 2008

Deontologia Médica
Da Teoria à Prática

Livro de resumos

8º Congresso Nacional de bioética
Eutanásia - Questões em debate
19 e 20 de Outubro de 2007

EUTANÁSIA
Questões em debate

Livro de resumos

7º Congresso Nacional de bioética
Sida - Desafios para o sec.XXI
1 e 2 de Junho de 2006

Livro de resumos

6º Congresso Nacional de bioética
Humanização da Saúde
19 e 20 de Maio de 2005

Livro de resumos

5º Congresso Nacional de Bioética
Humanização da Saúde
19 e 20 de Maio de 2005

Livro de resumos

4º Congresso Nacional de Bioética
Dependências Individuais & Valores Sociais
29 e 30 de Maio de 2003

Livro de resumos

3º Congresso Nacional de Bioética
Afectação de Recursos para a Saúde: Perspectivas para um Novo SNS
23 e 24 de Maio de 2002

Livro de resumos

2º Congresso Nacional de Bioética
Genoma e Dignidade Humana
26 e 27 de Outubro de 2001

Livro de resumos

1º Congresso Nacional de Bioética
Fertilidade e Infertilidade Humanas
16 e 17 de Junho de 2000

Livro de resumos