Prémio Nacional de Bioética

Este Prémio, atribuído pela primeira vez em 2007, pretende galardoar uma personalidade de reconhecido mérito científico. A atribuição do Prémio Nacional de Bioética é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Bioética (APB).

Prémio Nacional de Bioética 2021

Vice-almirante
Henrique Gouveia e Melo

A Associação Portuguesa de Bioética, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), distinguiu o Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, ex-Coordenador do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal, com o Prémio Nacional de Bioética 2021.

Conhecido pelo papel determinante que desempenhou numa fase crítica da pandemia, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo foi, para o júri deste Prémio, uma escolha natural e unânime.

O Prémio, atribuído desde 2007 pela Associação Nacional de Bioética, com o apoio da FMUP, distingue em 2021 o vice-almirante pela integridade pessoal com que desempenhou as funções, bem como pelas qualidades organizativas e de planeamento demonstradas. O galardão constitui, também, um reconhecimento pelo exemplo que deu à sociedade portuguesa, um exemplo de serviço público e dedicação a causas comuns.

A cerimónia de entrega do Prémio decorreu no dia 3 de novembro no Auditório do CIM-FMUP.

Discursos:
Rui Nunes

Edições Anteriores

Prémio Nacional de Bioética 2018

A Associação Portuguesa de Bioética distinguiu o Professor José Carlos Amado Martins com o Prémio Nacional de Bioética 2018. É licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto.

Prémio Nacional de Bioética 2016

A Associação Portuguesa de Bioética distinguiu os Professores José Gallo e Carlos Vital com o Prémio Nacional de Bioética 2016.

Prémio Nacional de Bioética 2011

Em 2011, a Associação Portuguesa de Bioética distiguiu o Professor H. Tristram Engelhardt, Jr. com o  Prémio Nacional de Bioética. Filósofo americano, com o doutoramento em filosofia pela Universidade do Texas em Austin e medicina pela Universidade de Tulane.

 

Discursos:
Pedro Passos Coelho
Roberto Luiz D’Ávila
H. Tristram Engelhardt, Jr.

Prémio Nacional de Bioética 2009

A Associação Portuguesa de Bioética distinguiu o Conselho Federal de Medicina (CFM) com o Prémio Nacional de Bioética 2009. O Conselho Federal de Medicina (CFM), criado em 1951, é um órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica no Brasil. Entregue pelo Professor Rui Nunes.


Prémio Nacional de Bioética 2008

Em 2008, a Associação Portuguesa de Bioética distinguiu o Professor Luís Jorge Peixoto Archer com o Prémio Nacional de Bioética, um dos pioneiros do ensino e da investigação em Bioética. Entregue pelo Professor Rui Nunes.


Prémio Nacional de Bioética 2007

Em 2007, o primeiro Prémio Nacional de Bioética foi entregue pelo Professor Rui Nunes à Dra. Maria de Belém Roseira.