Prémio Nacional de Bioética

Este Prémio, atribuído pela primeira vez em 2007, pretende galardoar uma personalidade de reconhecido mérito científico. A atribuição do Prémio Nacional de Bioética é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Bioética (APB).

Prémio Nacional de Bioética 2023

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), na pessoa do seu presidente, Gilberto Igrejas.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi anfitriã da cerimónia de atribuição do Prémio Nacional de Bioética da Associação Portuguesa de Bioética (APB), galardão entregue, este ano, ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), na pessoa do seu presidente, Gilberto Igrejas, no exercício do cargo desde 2018.

No âmbito das suas iniciativas de responsabilidade social, o IVDP anunciou, em outubro, o arranque do projeto intitulado IVDP+Educa, que visa “promover um maior conhecimento sobre o vinho entre os mais jovens”, naquela que é a mais antiga região demarcada do mundo, com o objetivo de “combater o alcoolismo nessa faixa etária”. De acordo com o IVDP, este projeto começará a ser implementado em janeiro, em escolas da zona do Douro, Porto e Gaia.

A distinção foi entregue por Rui Nunes, professor catedrático e diretor do Centro de Bioética da FMUP, além de responsável e fundador e presidente da Associação Portuguesa de Bioética e “Head” da “International Chair in Bioethics” (ICB), com sede nesta Faculdade.

Atribuído pela primeira vez em 2007, o Prémio Nacional de Bioética “pretende galardoar uma personalidade de reconhecido mérito científico”. Em 2021, o galardão foi atribuído, em conjunto com a FMUP, ao Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, ex-coordenador do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.

A cerimónia de entrega do Prémio decorreu no dia 28 de novembro de 2023, no Auditório do CIM-FMUP

Video:
Video FMUP

Edições Anteriores

Prémio Nacional de Bioética 2021

A Associação Portuguesa de Bioética, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), distinguiu o Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, ex-Coordenador do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal, com o Prémio Nacional de Bioética 2021.

Conhecido pelo papel determinante que desempenhou numa fase crítica da pandemia, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo foi, para o júri deste Prémio, uma escolha natural e unânime.

O Prémio, atribuído desde 2007 pela Associação Nacional de Bioética, com o apoio da FMUP, distingue em 2021 o vice-almirante pela integridade pessoal com que desempenhou as funções, bem como pelas qualidades organizativas e de planeamento demonstradas. O galardão constitui, também, um reconhecimento pelo exemplo que deu à sociedade portuguesa, um exemplo de serviço público e dedicação a causas comuns.

A cerimónia de entrega do Prémio decorreu no dia 3 de novembro no Auditório do CIM-FMUP

Prémio Nacional de Bioética 2018

A Associação Portuguesa de Bioética distinguiu o Professor José Carlos Amado Martins com o Prémio Nacional de Bioética 2018. É licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto.

Prémio Nacional de Bioética 2016

A Associação Portuguesa de Bioética distinguiu os Professores José Gallo e Carlos Vital com o Prémio Nacional de Bioética 2016.

Prémio Nacional de Bioética 2011

Em 2011, a Associação Portuguesa de Bioética distiguiu o Professor H. Tristram Engelhardt, Jr. com o  Prémio Nacional de Bioética. Filósofo americano, com o doutoramento em filosofia pela Universidade do Texas em Austin e medicina pela Universidade de Tulane.

 

Discursos:
Pedro Passos Coelho
Roberto Luiz D’Ávila
H. Tristram Engelhardt, Jr.

Prémio Nacional de Bioética 2009

A Associação Portuguesa de Bioética distinguiu o Conselho Federal de Medicina (CFM) com o Prémio Nacional de Bioética 2009. O Conselho Federal de Medicina (CFM), criado em 1951, é um órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica no Brasil. Entregue pelo Professor Rui Nunes.


Prémio Nacional de Bioética 2008

Em 2008, a Associação Portuguesa de Bioética distinguiu o Professor Luís Jorge Peixoto Archer com o Prémio Nacional de Bioética, um dos pioneiros do ensino e da investigação em Bioética. Entregue pelo Professor Rui Nunes.


Prémio Nacional de Bioética 2007

Em 2007, o primeiro Prémio Nacional de Bioética foi entregue pelo Professor Rui Nunes à Dra. Maria de Belém Roseira.